XXIX Encontro Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental 2020

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

PRATICAS DE MINDFULNESS FUNCIONAL EM GRUPO: EFEITOS E MUDANÇAS OBSERVADAS JUNTO A PSICOTERAPIA

Resumo

O Mindfulness Funcional é uma tecnologia comportamental baseada em práticas individuais e interpessoais de atenção no momento presente baseada na Terapia da Aceitação e Compromisso e na Psicoterapia Analítica Funcional para contextos não clínicos. O Mindfulness Funcional consiste em práticas entre pares e grupos para que nas relações interpessoais sejam treinadas relações de intimidade para a promoção de flexibilidade psicológica. Todas as interações são pautadas em Análises Funcionais e com objetivos de identificar, em parceria, CCR’s 1 e 2. A partir disso, foram realizados grupos para práticas de mindfulness funcional com doze encontros semanais. Os membros dos grupos eram clientes de psicoterapia. O objetivo deste trabalho é contextualizar o Minfulness Funcional, apresentar como foram estruturados os encontros de Mindfulness Funcional e os resultados obtidos tanto nos encontros de grupo quanto os efeitos das atividades em grupo nas sessões de psicoterapia individuais.

Palavras Chave

Mindfulness Funcional; Terapia de Aceitação e Compromisso; Psicoterapia Analítica Funcional; Grupos.

Minicurrículo do proponente

Possui graduação e mestrado em Psicologia. Atua na área clínica em atendimentos psicoterápicos (adultos, casais e famílias), realiza acompanhamento psicológico pré e pós cirurgia bariátrica e realiza supervisões clínicas para terapeutas. Coordena grupos de Mindfulness Funcional. Professora Supervisora Clínica no Instituto Brasiliense de Análise do Comportamento (IBAC). Colunista do Portal Comporte-se. Membro da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC) e da Association for Contextual Behavioral Science (ACBS). Áreas de atuação: Análise Comportamental Clínica; Supervisão Clínica; Comportamento verbal; Terapias Comportamentais Contextuais; Mindfulness Funcional.

População envolvida

Adultos

Perfil do público alvo

Interessados no tema de Mindfulness, Mindfulness Funcional, ACT, FAP e grupos. Estudantes de graduação interessados em Análise do Comportamento e terapeutas comportamentais.

Área

Intervenção Clínica Extra Consultório

Instituições

Escola de Mindfulness Funcional - São Paulo - Brasil

Autores

RAYANA CARTIBANI LIMA BRITO