XXIX Encontro Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental 2020

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

ANALISE DO COMPORTAMENTO, EXCLUSAO SOCIAL E FORMAÇAO DE ESTEREOTIPOS: UM ESTUDO EXPERIMENTAL

Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar o efeito da manipulação de consequências culturais sobre processos de exclusão social e formação de estereótipos em práticas culturais presentes na interação social através do software MetaEx. 30 participantes foram divididos em 2 experimentosem que foram introduzidos confederados (experimentadores que fingiam ser participantes e agiam de modo pré-determinado), responsáveis pela manipulação do sucesso no entrelaçamento das contingências individuais. No experimento 1, o fracasso no entrelaçamento não produzia consequências, enquanto no Experimento 2 o fracasso no entrelaçamento produzia perda de 100 bônus para os participantes. Foram registrados dados referentes as tentativas, pontuação, interações via chat entre participantes e relatos de emoções em 3 condições experimentais: Condição Convergente (participantes agiam em grupo para obter o bônus), Condição Exclusão (presença de confederado com propósito de atrapalhar o desempenho do grupo) e Condição Estereótipo (presença de confederado com propósito de ajudar o desempenho do grupo paramentado de forma similar ao confederado da condição exclusão). Em ambos experimentos, os dados de desempenho da condição estereótipo foram similares a condição convergente enquanto os dados de interação verbal e emoções relatadas na condição estereótipo eram compatíveis com a condição exclusão. A ocorrência de Exclusão foi registrada em 60% das Condições Exclusão no experimento 2 e nenhuma vez no experimento 1. Conclui-se que os participantes ficaram sob controle do êxito dos entrelaçamentos e, consequentemente, da obtenção das consequências culturais e verifica-se: (a) é possível que a exclusão social dependa dos efeitos sobre o grupo, isto é, se havia perdas a exclusão ocorreu; (b) a importância da pesquisa experimental para o estudo dos eventos sociais e a contribuição da análise do comportamento para a compreensão dos fenômenos sociais.

Palavras chave

Metacontingência, Cultura, Formação de Estereótipos, Exclusão Social.

Minicurrículo do proponente

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Pós-Graduando em ABA: Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo, Atrasos do Desenvolvimento Intelectual e de Linguagem pela UFSCAR. Professor do curso de Psicologia da FAESA Centro Universitário. Supervisor da equipe Envolve que atua com autismo e quadros assemelhados, com base em ABA.

Perfil do público alvo

Intermediário: Dirigido preferencialmente a profissionais, estudantes ou pesquisadores com domínio prévio dos conhecimentos básicos da área em questão. Devem abordar aspectos conceituais, metodológicos ou tecnológicos bem estabelecidos, apresentando domínio na área.

População envolvida

Adolescente, Adulto

Área

Cultura

Instituições

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - São Paulo - Brasil, Universidade Estadual de Londrina - Paraná - Brasil, Universidade Federal do Espírito Santo - Espírito Santo - Brasil

Autores

LUCIANO DE SOUSA CUNHA, PAULA BARCELOS BULLERJHANN, ELIZEU BORLOTI, VERÔNICA BENDER HAYDU