XXIX Encontro Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental 2020

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Dados do Trabalho


Título

CAPACITAÇAO DE PSICOLOGOS SUPERVISORES DE CLINICA E SAUDE NO SERVIÇO DE ACONSELHAMENTO GENETICO

Resumo

O Serviço de Aconselhamento Genético da Universidade Estadual de Londrina conta com a participação de, aproximadamente, 70 colaboradores da Psicologia que contribuem em diversas áreas como clínica, saúde, educação e gestão. Considerando que a maioria destes colaboradores são alunos de graduação, constata-se a necessidade de preparar uma equipe capacitada para a supervisão dos mesmos. O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma capacitação de psicólogos para a supervisão de alunos de graduação em Psicologia que atuam no Serviço de Aconselhamento Genético nas áreas de clínica e de saúde, organizada por três psicólogas do projeto. Participaram seis profissionais recém-formados em Psicologia. Foram realizados oito encontros contendo atividades teóricas, de leitura de material; aulas expositivas; discussões de caso presenciais; correções de materiais por meios virtuais; e práticas de supervisão acompanhadas pelas capacitadoras. As atividades presenciais e à distância totalizaram 20h de duração e foram finalizadas por um feedback do grupo. O repertório de habilidades em supervisão dos profissionais foi avaliado através de observações das capacitadoras, de avaliações de atividades e da aplicação de um questionário pré e pós-teste, preenchido individualmente pelos participantes no primeiro e no último dia dos encontros, composto pelas seguintes temas: habilidades do psicólogo; habilidades do supervisor; Contribuições do supervisor para o terapeuta. O conteúdo da capacitação foi dividido em quatro unidades: Etapas do Apoio Psicológico do SAG; Habilidades de psicólogo(a) e de supervisor(a); Atendimento ao cliente; Manejo de supervisão. Foi identificado um aumento nos repertórios dos participantes de orientação, análise de caso, condução de supervisão e acompanhamento de condutas terapêuticas dos colaboradores. Conclui-se que estratégias de ensino de habilidades terapêuticas contribuem para a formação tanto do psicólogo recém-formado quanto daqueles em formação.

Palavras chave

Serviço de Aconselhamento Genético, Supervisão clínica, Apoio Psicológico, Capacitação, Análise do Comportamento

Minicurrículo do proponente


Mestranda em Análise do Comportamento pela Universidade Estadual de Londrina, possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (2018) com habilitação em bacharelado e formação de psicólogo. Atua como psicoterapeuta analítico comportamental no Núcleo Kompass em Londrina, realizando atendimento clínico de crianças, adolescentes e adultos típicos e atípicos. Também atua como psicóloga e supervisora em Clínica e Saúde no Serviço de Aconselhamento Genético da Universidade Estadual de Londrina e é gestora da frente de Psicoeducação no Projeto Suporte Psicológico Covid-19 da Universidade Estadual de Londrina.

Perfil do público alvo

A apresentação do trabalho é direcionada a interessados em Psicologia da Saúde e em estudos relacionados à estratégias de ensino de habilidades terapêuticas

População envolvida

Profissionais formados na área de Psicologia

Área

Saúde

Instituições

Universidade Estadual de Londrina - Paraná - Brasil

Autores

GABRIELA SABINO, MARIANA CRISTINA PEREIRA NUNES, ANA CAROLINA FARIAS SILVA, LUIZA STASUN DOMINGUES, RENATA GROSSI, ENEIDA SILVEIRA SANTIAGO, ALEX EDUARDO GALLO