XXIX Encontro Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental 2020

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

DIALOGOS EM ABA E AUTISMO: ENCONTROS ONLINE NORTE E NORDESTE

Resumo

A carência de informação para famílias de pessoas com autismo amplia a necessidade de informação adequada sobre as melhores práticas para este público, e sobre como estas famílias podem estar envolvidas no processo de intervenção. Em contraste, o analista do comportamento pode arranjar contingências que atinjam esta necessidade. Cabe aos analistas do comportamento o papel de comunicar à sociedade, de maneira compreensível, a efetividade de suas práticas. Sendo assim, uma equipe de 11 analistas do comportamento do Norte e do Nordeste organizaram o evento “Diálogos em ABA e Autismo: Encontros online Norte-Nordeste”. O evento ocorre de junho a julho de 2020. 21 palestrantes, analistas do comportamento e outros profissionais discutem 19 temáticas desde avaliação de repertório, até aspectos relacionados à legislação para cobertura do tratamento e acesso no serviço público. Além da divulgação regular do evento em redes sociais, as palestras ocorrem por meio de plataformas abertas de compartilhamento de vídeos, possibilitando a interação com o público e a gravação da palestra. Resultados preliminares demonstram interação do público-alvo com as plataformas através de visualizações e comentários. Embora um evento na modalidade on-line apresente fácil acesso a informação, identificamos dificuldades operacionais, como baixa taxa de transferência (upload), e a manutenção de um padrão na qualidade de captação de áudio e vídeo. Esperamos que com os referidos Diálogos on-line possamos informar e empoderar, principalmente, os consumidores de serviços em ABA sobre diversos temas abordados, e ampliar seu conhecimento acerca de profissionais qualificados que atuam no Norte e Nordeste do Brasil.

Palavras Chave

Análise do Comportamento Aplicada, Autismo, encontros online, analista do comportamento, divulgação

Minicurrículo do proponente

Thaís Guimarães é Psicóloga e possui título de Mestra e Doutora em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela UFPA com Doutorado Sanduíche na Universidade Metropolitana de Oslo (Oslo Metropolitan University) em Oslo-Noruega. Ela trabalha há 5 anos com público com desenvolvimento atípico. Tem experiência como pesquisadora, docente e supervisora analista do comportamento nas áreas de desenvolvimento atípico (como o Transtorno do Espectro Autista-TEA), escolar e de práticas culturais de cooperação. Possui publicações nacionais e internacionais sobre comportamento social, seleção cultural, controle aversivo e autocontrole ético. Atualmente é sócia-administradora e supervisora pela Beehave: Soluções Comportamentais.

População envolvida

Família

Perfil do público alvo

Intermediário

Área

Transtorno do Espectro do Autismo

Instituições

Diálogos em ABA e Autismo - Pará - Brasil

Autores

THAIS MARIA MONTEIRO GUIMARÃES, JADE CRISTINE TRINDADE MARTINS, MARILIA FONTES DE CASTELO BRANCO, ADRIANO ALVES BARBOZA, FELIPE AUGUSTO GOMES WANDERLEY, PEDRO ARAÚJO FERREIRA, JACQUELINE IUKISA FAUSTINO CALADO, ISABELLA CAZUZA CALLOU, ORIANA COMESANHA E SILVA