XXIX Encontro Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental 2020

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

ANALISE DOS RESULTADOS DE INTERVENÇAO EM ABA EM CRIANÇAS COM DESENVOLVIMENTO ATIPICO

Resumo

A análise aplicada do comportamento (ABA) se destaca especialmente no campo de prestação de serviços, desenvolvimento de tecnologia e pesquisa voltados para indivíduos diagnosticados com transtorno do espectro autista (TEA), Transtornos Invasivos do Desenvolvimento, ou a qualquer forma de desenvolvimento atípico (DEOCHAND; FUQUA, 2016). Este trabalho visa analisar os resultados de uma intervenção em ABA, comparando os dados com as respectivas avaliações iniciais a partir do instrumento VB MAPP (Verbal Behavior Milestones Assessment and Placement Program). Adicionalmente, foram analisados os registros em prontuário de 3 crianças com atraso no desenvolvimento que recebem intervenção em uma clínica de psicologia em Vitória-ES. Entre os registros foram analisadas: a evolução de alvos em cada programa realizado com as crianças; evoluções nos currículos levando-se em consideração a carga horária da criança; e o tempo para avanço de alvos e programas dos seus respectivos currículos. Os resultados apontaram que as 3 crianças apresentaram aquisição de habilidades anteriormente deficitárias com generalização de respostas em ambiente natural. A criança 1 desenvolveu imitação generalizada, instalação do repertório de ecoico, o que possibilitou o desenvolvimento de tatos e intraverbais. Também foi observada diminuição expressiva de comportamentos repetitivos, com ampliação do brincar. A criança 2 apresentou aumento no repertório acadêmico, especialmente a habilidade de escrita; a comunicação foi expandida para elaboração de frases e em ambiente natural houve diminuição do nível de apoio em sala de aula regular. Já a criança 3, cuja frequência de comportamentos inadequados do tipo cuspir era elevada, passou a emitir mandos gestuais; aumentou o uso funcional de brinquedos bem como o repertório de ouvinte e a permanência em sala de aula regular, diminuindo consideravelmente os inadequados funcionalmente relacionados aos comportamentos mencionados.

Palavras Chave

Autismo, Desenvolvimento Atípico, ABA, VB-MAPP

Minicurrículo do proponente

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Pós-Graduando em ABA: Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo, Atrasos do Desenvolvimento Intelectual e de Linguagem pela UFSCAR. Professor do curso de Psicologia da FAESA Centro Universitário. Supervisor da equipe Envolve que atua com autismo e quadros assemelhados, com base em ABA.

População envolvida

Desenvolvimento Atípico

Perfil do público alvo

Introdutório: Dirigido preferencialmente a estudantes de graduação ou profissionais recém-formados. Deve apresentar um tema de interesse na formação de profissionais, referente ao esclarecimento de conceitos, à apresentação de tecnologias de intervenção ou à introdução de aspectos metodológicos das abordagens comportamental e cognitiva.

Área

Transtorno do Espectro do Autismo

Instituições

Envolve - Intervenção em ABA - Espírito Santo - Brasil

Autores

Adílson Leite Júnior, Adílson Leite Júnior, Karoline Santos Rossine, Karoline Santos Rossine, Loyane Fassarela, Loyane Fassarela, Luciano de Sousa Cunha, Luciano de Sousa Cunha, Anna Maria de Souza Marques Cunha, Anna Maria de Souza Marques Cunha, Camila Maria Silveira Colodetti, Camila Maria Silveira Colodetti, Paula Barcelos Bullerjhann, Paula Barcelos Bullerjhann