XXIX Encontro Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental 2020

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Dados do Trabalho


Título

IMPLEMENTAÇAO DE UM PROCEDIMENTO DE DESFRALDE DE UMA CRIANÇA COM TEA DURANTE A PANDEMIA.

Resumo

Em indivíduos com necessidades especiais, a aprendizagem de AVD’s exige procedimentos de ensino aplicados e supervisionados por responsáveis (Grab & Belfiore, 2016). Programas de desfralde são especialmente importantes, uma vez que crianças com atraso de fala tem maior chance de ter dificuldade no treino de banheiro (Guimarães, 2018) de forma natural, produzindo frustração, limitação de ambientes e menor autonomia para as crianças. O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de um programa de desfralde de uma criança de 2 anos e 7 meses de idade, não verbal, diagnosticada com TEA implementado durante a pandemia do Covid-19. O Programa foi desenvolvido a partir do modelo baseado em reforço, proposto por Azrin & Fox (1971). Para o procedimento foi criada uma folha de registro personalizada e foi realizado um treinamento com os pais a partir de supervisões online. Inicialmente foi feito um registro de linha de base para ser calculado o intervalo de tempo no qual a criança urinava. Em seguida foi estabelecida uma escala intensiva de ida ao banheiro, nas quais a cada 30 minutos a criança era conduzida ao banheiro. Após 2 minutos sentado no vaso sem ocorrência do xixi ou cocô, a criança poderia sair do banheiro. Reforçadores foram utilizados caso a criança fizesse xixi ou cocô. Na medida em que eram registrados 5 intervalos sem acidentes, a escala gradativamente avançava para uma escala menos intensiva, com idas ao banheiro de duas em duas horas ou por demanda ou caso a criança realizasse pedido para ir ao banheiro. O programa foi encerrado após 30 dias sem acidentes, mediante aumento da frequência de pedidos para ir ao banheiro. Os resultados demonstraram que o programa teve duração de 60 dias, com redução de 100% de ocorrência de acidentes e estabelecimento de repertório de pedidos para ir ao vaso.

Palavras chave

ABA, Desfralde, Autismo

Minicurrículo do proponente

Bullerjhann, Paula Barcellos: Mestre em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, analista integrante da Equipe Envolve especializada em intervenção ABA com pessoas com autismo e quadros assemelhados

Perfil do público alvo

Estudantes de graduação e profissionais

População envolvida

Desenvolvimento Atípico

Área

Transtorno do Espectro do Autismo

Autores

PAULA BARCELLOS BULLERJHANN, CAMILA MARIA SILVEIRA COLODETTI, ANNA MARIA DE SOUZA MARQUES CUNHA, LUCIANO DE SOUZA CUNHA