XXIX Encontro Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental 2020

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

CATEGORIZAÇAO POR MEIO DA THE GROUNDED THEORY PARA A REEDIÇAO DO LIVRO “ESTOU DOENTE, E AGORA?”

Resumo

Anualmente, milhões de pessoas são diagnosticadas com câncer. O câncer classificado como infantojuvenil corresponde de 1% a 4% do total destas neoplasias malignas. O sucesso do tratamento de crianças e adolescentes depende da realização de comportamentos relacionados à adesão por parte do paciente com o apoio do cuidador. Entre as estratégias utilizadas por profissionais para promover a adesão está o uso de recursos lúdicos. Constatando a necessidade de atualização do material “Estou doente, e agora?”, o presente trabalho tem como objetivo apresentar a análise para reedição do material a partir da avaliação de uma psicóloga que se utiliza do livro durante intervenções com crianças em um hospital do câncer. Foram realizados dois encontros para discussão do uso do livro e uma entrevista com a profissional. Em seguida, os dados foram categorizados por meio da The Grounded Theory para levantar categorias temáticas representativas que subsidiaram a identificação de lacunas no livro a serem preenchidas, assim como, pontos a serem reeditados. Foram identificadas quatro classificações de lacunas e três limitações, além de aspectos relacionados ao design do livro. As lacunas foram referentes a 1. Exames pré-diagnósticos e internação; 2 Tipos de tratamento, efeitos colaterais e estratégias para cuidado; 3 Estigmas da internação, da UTI e da reincidiva; 4 Cura, cuidados paliativos e óbito. Já as limitações estão relacionadas a: 1. Uso de atividades para assimilação de conteúdo; 2. Faixa etária dos pacientes e; 3. Diferenças de tratamento para cada tipo de câncer. O material está sendo elaborado em conjunto com o departamento de Design Gráfico da Universidade Estadual de Londrina e será alvo de validação social por meio de inventário de satisfação.

Palavras chave

Oncologia infantil, Psicoeducação, Psicologia da Saúde, Adesão ao tratamento, Análise do Comportamento

Minicurrículo do proponente


Mestranda em Análise do Comportamento pela Universidade Estadual de Londrina, possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (2018) com habilitação em bacharelado e formação de psicólogo. Atua como psicoterapeuta analítico comportamental no Núcleo Kompass em Londrina, realizando atendimento clínico de crianças, adolescentes e adultos típicos e atípicos. Também atua como psicóloga e supervisora em Clínica e Saúde no Serviço de Aconselhamento Genético da Universidade Estadual de Londrina e é gestora de Psicoeducação no Projeto Suporte Psicológico Covid-19 da Universidade Estadual de Londrina.

Perfil do público alvo

A apresentação do trabalho é direcionada a interessados em Psicologia da Saúde e em estudos relacionados à produção de materiais psicoeducativos.

População envolvida

Profissionais das áreas de Psicologia e Design Gráfico

Área

Saúde

Instituições

Universidade Estadual de Londrina - Paraná - Brasil

Autores

GABRIELA SABINO, MARIA RITA ZOÉGA SOARES, FERNANDA HIROMI SUZUKI, ANA PAULA PERFETTO DEMARCHI