XXIX Encontro Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental 2020

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

O USO DE RECURSOS MIDIATICOS NA PROMOÇAO DE CUIDADOS EM SAUDE EMOCIONAL NO PERIODO DE PANDEMIA.

Resumo

O projeto Suporte Psicológico Covid-19 surgiu de evidências que uma pandemia impõe grandes mudanças na sociedade e nas unidades de saúde, podendo acarretar aumento na ansiedade, depressão, abuso de substâncias e transtorno de estresse pós-traumático em cerca de 10 a 20% dos profissionais da saúde. O projeto oferece acolhimento, escuta e proteção à saúde emocional de profissionais da segurança e saúde da rede pública, por meio de estratégias de enfrentamento de situações que produzem estresse e ansiedade intensificadas pela pandemia. O uso de redes sociais favorece a divulgação do projeto e alcance às pessoas que não poderiam ser acessadas por meios impressos. O objetivo desse trabalho é apresentar o alcance da divulgação do projeto para a população por meio do Instagram do projeto. Foi realizado um levantamento pelo próprio instagram (alcance) e os dados analisados foram referentes: ao perfil dos seguidores; às postagens mais compartilhadas, curtidas, salvas e que levaram o público a visitar o perfil. O público que segue a página é composto por mulheres (77%) e homens (23%), com idade entre 18 a 34 anos na grande maioria dos seguidores. Quanto aos posts, os resultados indicaram que: os mais compartilhados continham informações sobre a ampliação do projeto (54 compartilhamentos); o que mais foi salvo pelo público foi referente às dicas para minimizar os conflitos familiares em casa (com 8 salvamentos); o mais curtido foi o dedicado a homenagear e agradecer coletivamente ao trabalho dos profissionais da saúde durante a pandemia (112 curtidas); o com informações explicativas do projeto foi que mais recebeu visitas em seu perfil (total de 53). Os dados indicam que o tipo de engajamento do público alvo é resultante do conteúdo das postagens analisadas. O post com informações sobre a ampliação do projeto gerou o maior número de compartilhamentos nessa rede social, gerando maior visibilidade midiática e outras informações servirão de base para novas postagens.

Palavras chave

Covid 19, suporte psicológico, redes sociais, saúde, segurança.

Minicurrículo do proponente

Mestranda em Análise do Comportamento pela Universidade Estadual de Londrina, possui graduação em Psicologia pela Universidade do Norte do Paraná - Unopar (2016) com habilitação em bacharelado e formação de psicólogo. Atua como psicoterapeuta analítico comportamental na clínica Integre em Londrina, realizando atendimento clínico de adolescentes e adultos. Também recebeu dois prêmios: Láurea Acadêmica e Honra ao Mérito - 1º lugar entre todos os cursos de graduação da Unopar (2016).

Perfil do público alvo

A apresentação do projeto é direcionada para estudantes de psicologia e profissionais da área.

População envolvida

Profissionais da psicologia, da saúde e da segurança.

Área

Saúde

Autores

LAIRA CRISTINE ESTABILE, GABRIELA SABINO, MARIAH DE MELLO FRIGHETTO, NAYARA RODRIGUES DE OLIVEIRA, RAQUEL NEVES BALAN, NATHALIA HITOMI WATANABE RICARDO, JULIANA DE SOUZA BAGNOLLI, JOSY MORIYAMA , RENATA GROSSI