XXIX Encontro Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental 2020

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

POSSIVEIS MODELOS DE PROTOCOLOS E DE REGISTRO COMPORTAMENTAL NA TERAPIA ANALITICA COMPORTAMENTAL INFANTIL

Resumo

Os registros cumulativos de Skinner e amplamente utilizados na análise experimental do comportamento favorecem a visualização do fluxo comportamental em relação a uma classe de respostas. No contexto clínico, o registro comportamental é um veículo importante, uma vez que pode possuir múltiplas funções, como a coleta de dados mais fidedigna sobre as possíveis variáveis mantenedoras dos comportamentos-alvos, formulação do diagnóstico comportamental, direcionamento e seleção dos programas de intervenções para mudança de comportamento, avaliação do procedimento interventivo e até mesmo ser o instrumento de intervenção, criando condições para a autonomia do cliente. Como instrumentos para atendimentos na Terapia Analítica Comportamental Infantil, o objetivo do presente trabalho foi construir possíveis modelos de protocolos e registro comportamental para diferentes demandas, como alimentar, emocional, rotina, interação pais e filhos e comportamentos inadequados no geral, além de delineamento de objetivos terapêuticos e contrato terapêutico para a criança. Sete instrumentos foram construídos com base na análise funcional em nível molecular e molar, podendo favorecer a identificação, manipulação e avaliação de variáveis ambientais históricas e atuais na qual o comportamento em questão é função. Esses modelos foram construídos para tanto para pais quanto para crianças preencherem. Sugere-se a aplicação destes modelos de maneira sistemática e avaliação de sua efetividade na prática da terapia analítica comportamental infantil.

Palavras chave

terapia analítica comportamental infantil; protocolo comportamental; registro comportamental; análise funcional; avaliação comportamental

Minicurrículo do proponente

Graduada em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, com Prêmio Mérito Acadêmico. Participa do programa de iniciação científica na área de Comportamento de Escolha, de Autocontrole, de Controle Aversivo e de Estilos Parentais, orientada pelo Prof. Dr. Cristiano Coelho. Bolsista do CNPq. É membro no Laboratório de Análise Experimental do Comportamento (LAEC). Foi monitora da disciplina Psicologia Geral Experimental I (PGE I) orientada pelo Prof. Ms. Márcio Queiroz Barreto. Organizou o grupos de estudos de "Princípios Básicos em Análise do Comportamento" nos anos de 2017, 2018 e 2019 e de e "Experimentos e Teoria" no ano de 2018 no laboratório citado, sob coordenação do Prof. Dr. Lorismário Simonassi. É titular no desenvolvimento do projeto online Guia Prático dos Pequenos (Orientação de Pais). Foi estagiária no Instituto Skinner no ano de 2018. É uma das autoras da série literária Guia Prático dos Pequenos - orientação de pais (prelo) pela editora Imagine.

Perfil do público alvo

Intermediário

População envolvida

Adulta e infantil

Área

Intervenção Clínica no Consultório

Instituições

Pontifícia Universidade Católica de Goiás - Goiás - Brasil

Autores

AMANDA VIANA DOS SANTOS