XXIX Encontro Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental 2020

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Dados do Trabalho


Título

DISTRIBUIÇAO DAS RESPOSTAS EM FUNÇAO DE DIFERENTES ATRASOS COM ESTIMULO AVERSIVO EM INSTRUÇOES VARIADAS

Resumo

Um procedimento que tem sido utilizado no estudo da Igualação é o de ajuste proposto por Mazur e, apesar da literatura com reforço positivo, não há dados com ajustes nesse molde com controle aversivo com humanos. O objetivo da pesquisa foi investigar preliminarmente em 12 participantes a distribuição das respostas em função de diferentes atrasos entre alternativas com estímulo aversivo em instruções variadas (completa, parcial e nenhuma). A pesquisa consistiu em uma tarefa em escolher entre duas alternativas, A e B. A chave A possibilitava acesso por cinco segundos de som agudo após cinco segundos de espera, sem possibilidade de fuga (clicar na chave). Na chave B, o participante esperava um tempo (em segundos) que era ajustado conforme suas escolhas, e ouvia por dez segundos o som, sem possibilidade de fuga (clicar na chave). Nas duas alternativas, havia possibilidade de fuga dentro de cinco segundos após o cumprimento da duração mínima. Foram aplicados 10 blocos com 6 tentativas. Após quatro tentativas livres, havia o ajuste do atraso na chave B, e a chave A sempre permanecia fixa: se nas tentativas livres o participante escolhesse a Chave A mais vezes, o atraso de B diminuia em 1 segundo. Se escolhesse a Chave B mais vezes, o atraso de B era aumentado em 1 segundo. Se o participante não atingisse o critério, ia para uma tela de descanso, após a qual o procedimento era reiniciado.Foi possível supor o efeito da instrução completa sobre a instrução parcial e sem instrução. Os atrasos de B variaram para até 16 segundos na condição com instrução completa, para até 11 segundos na instrução parcial e sem instrução. A instrução pode ter auxiliado o participante a discriminar melhor as duas contingências, podendo estar relacionado ao processo de autocontrole. Sugere investigação do efeito sob o comportamento a partir de exposição de mais blocos nas condições instrução parcial e sem instrução.

Palavras chave

escolha; controle aversivo; instrução; ajuste do atraso

Minicurrículo do proponente

Aluna de graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, com Prêmio Mérito Acadêmico. Participa do programa de iniciação científica na área de Comportamento de Escolha, de Autocontrole, de Controle Aversivo e de Estilos Parentais, orientada pelo Prof. Dr. Cristiano Coelho. Bolsista do CNPq. É membro no Laboratório de Análise Experimental do Comportamento (LAEC). Foi monitora da disciplina Psicologia Geral Experimental I (PGE I) orientada pelo Prof. Ms. Márcio Queiroz Barreto. Organizou o grupos de estudos de "Princípios Básicos em Análise do Comportamento" nos anos de 2017, 2018 e 2019 e de e "Experimentos e Teoria" no ano de 2018 no laboratório citado, sob coordenação do Prof. Dr. Lorismário Simonassi. É titular no desenvolvimento do projeto online Guia Prático dos Pequenos (Orientação de Pais). Foi estagiária no Instituto Skinner no ano de 2018. É uma das autoras da série literária Guia Prático dos Pequenos - orientação de pais (prelo) pela editora Imagine.

Perfil do público alvo

Intermediário

População envolvida

Adulto

Área

Processos Comportamentais Básicos

Autores

AMANDA VIANA DOS SANTOS, CRISTIANO COELHO, EDUARDO SILVESTRE PIRES GONÇALVES, THALIANE JUSTINO DE PINA