XXIX Encontro Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental 2020

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

A REPRESENTAÇAO DO LUTO NO MUSICAL BEETLEJUICE (2019): UMA ANALISE COMPORTAMENTAL

Resumo

O musical Beetlejuice (2019) é baseado no filme de 1988, de mesmo nome e aborda em seu roteiro a história de Lydia Deetz, uma adolescente que lida com a perda precoce da mãe. O contexto do luto é crucial na trama e funciona como contingência para grande parte das ações da personagem. O luto é um padrão de resposta relacionado à perda de um reforçador de alta magnitude. Ele geralmente envolve respostas encobertas e públicas, como respostas emocionais de privação e extinção operante. O objetivo deste trabalho foi realizar uma análise do processo de luto por meio dos comportamentos da personagem Lydia, a partir da ótica da análise do comportamento. Para isto, foram usadas literaturas da área com os descritores “luto”, “análise do comportamento”, “privação” e “extinção operante”, buscadas em plataformas digitais como o Google Acadêmico Scielo e Pepsic e literaturas impressas, como livros da temática. A História inicia no velório da mãe da personagem a ser analisada, e a partir daí novas contingências surgem, sendo uma delas a de extinção operante, com a perda desse estímulo discriminativo (a mãe) para reforço de alta magnitude, mas também contingências de reforço negativo, com respostas de fuga e esquiva para o não enfrentamento desse luto. Além disso, verifica-se um padrão de comportamentos de contracontrole e mando por atenção em relação ao pai. Bem como, elaborações verbais acerca da morte que culminam em uma tentativa de suicídio. Por fim, destaca-se a da emissão de comportamentos funcionais, como a assertividade, e a importância de reforçadores sociais e familiares para buscar o fortalecimento dos vínculos já existentes e a aquisição de padrões de comportamento funcionais. De modo geral, foi possível verificar as variáveis e contingências que permeiam o luto. A análise de obras audiovisuais são cruciais para verificar os conceitos da análise do comportamento, de maneira prática, além de que o luto e temáticas afins ainda são pouco discutidas na área.

Palavras chave

Luto, Análise do Comportamento, Beetlejuice.

Minicurrículo do proponente

Discente do sétimo semestre do curso de Psicologia pela UFPA. Foi voluntária na Escola Experimental de Primatas em 2017. Atualmente é bolsista de iniciação científica (PIBIC) no Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento (NTPC) na área de Análise do Comportamento Experimental e realiza atendimento de crianças autistas pela Link Soluções Comportamentais, clínica especializada, desde Dezembro/2018.

Perfil do público alvo

Publico em geral, estudantes e profissionais analistas do comportamento.

População envolvida

Público em geral

Área

Outros

Autores

ANA CAROLINE DOS SANTOS ROCHA, SABRYNA LAÍS TAVARES DE LIMA, BEATRIZ RAMOS SANTIAGO, IVY CESAR DE OLIVEIRA NUNES, LARISSA MEGALE DE AGUIAR