XXIX Encontro Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental 2020

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

TRENDING TOPICS NA PESQUISA SOBRE ORGANIZATIONAL BEHAVIOR MANAGEMENT

Resumo

Desde o início dos anos 1970, o campo de Organizational Behavior Management (OBM) vem se desenvolvendo, sendo entendido como uma extensão da Análise do Comportamento e da Análise do Comportamento Aplicada ao mundo das organizações do trabalho. O presente trabalho busca identificar quais são os trending topics na pesquisa sobre OBM, a partir dos artigos publicados no Journal of Organizational Behavior Management (JOBM). O JOBM é a principal publicação da área, criada em 1977. Em maio de 2020, o periódico contava com 39 volumes incluindo 116 edições. Trata-se de um trabalho de análise bibliométrica, o qual foi realizado a partir da extração e categorização das palavras-chave utilizadas no periódico a partir do ano de 1999, no qual passaram a constar as keywords nos resumos das publicações. Foram analisadas as palavras de chaves de 384 artigos, totalizando 1615 palavras-chave. Foram excetuados apenas os editoriais de cada publicação analisada, totalizando 20 volumes incluindo 72 edições. Após o agrupamento das palavras-chave iguais, o total foi de 901 ocorrências. Os dez temas mais recorrentes foram: OBM (n=77), feedback (n=38), goal setting (n=22), behavioral safety (n=20), performance management (n=16), industrial-organizational psychology (n=15), task clarification (n=14), performance management (n=12), leadership (n=12) e establishing operation (n=12). Os achados demonstram a ampla possibilidade de contribuições que o Behaviorismo Radical pode proporcionar ao estudo das organizações, e quais são os temas mais desenvolvidos na área. Tais dados contribuem para subsidiar estudos futuros e para a compreensão sobre os conhecimentos em evidência no campo.

Palavras chave

OBM, behaviorismo radical, análise do comportamento.

Minicurrículo do proponente

Bacharel em Administração (UFPel), Bacharel em Letras (UFPel), Bacharel em Psicologia (UFPel). Especialista em Gestão de Pessoas (UCPEL). Mestre em Educação e Tecnologia (IF Sul-rio-grandense). Doutoranda em Administração (UNISINOS). Pesquisadora no Laboratório de Ciências do Comportamento.

Perfil do público alvo

Estudantes e Profissionais da Psicologia e áreas afins.

População envolvida

Não se aplica.

Área

OBM / Organização e trabalho

Instituições

Universidade Federal de Pelotas - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

ÉRICA PEREIRA MARTINS PAGANI, JANDILSON AVELINO SILVA, ANA PAULA CHIARELLI, ANA PRISCILA VASCONCELLOS, LUÍSE MACHADO DA SILVA ZANETTE DE OLIVEIRA, LUCAS GONÇALVES DE OLIVEIRA, CID PINHEIRO FARIAS