XXIX Encontro Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental 2020

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

EFEITO DE UM TREINO DE IMITAÇAO MOTORA E ORAL COM OBJETOS NA AQUISIÇAO DE REPERTORIO DE OUVINTE PARA UMA CRIANÇA COM TEA.

Resumo

O objetivo deste estudo foi de utilizar respostas de imitação motora e oral, como respostas de observação (differential observing response, DOR), para aquisição do repertório de ouvinte de identificar itens em relações discriminativas condicionais entre os sons e objetos. Participou uma criança de 5 anos, do sexo feminino, com TEA. Utilizou-se 3 conjuntos com 3 estímulos em cada. O procedimento possuía 3 fases: (1) Sonda Pré-Treino de discriminação auditivo visual, com três objetos frente a criança em que era dada a instrução “pega o (nome do estimulo)”; (2) Treino de Imitação Motora e Oral (nome ou onomatopeia referente ao estimulo) com esvanecimento de ajuda física, iniciando com ajuda total, para ajuda leve até critério independente. O estimulo era colocado frente a criança e era dada a instrução “faz igual”+ som (e.g. “bibi” para carro). A resposta era considerada correta quando a criança emitia o movimento e o som correspondente. Caso a criança não emitisse as respostas de imitação motora ou oral a resposta era considerada incorreta e procedimento de correção era realizado. A correção consistia em reapresentar a instrução e dar ajuda física total para realizar a imitação motora e a repetição do som para realizar a imitação oral (ecoico). O critério para encerramento da fase de treino era de três sessões consecutivas com índice de acertos acima de 90%; (3) Sonda Pós-Treino, idêntica a fase 1. Na fase 1 de linha de base, não houve resposta correta. Houve aquisição de imitação motora e oral, para os três conjuntos na fase 2. Na fase 3, houve acerto em 80% das tentativas. O treino de imitação motora e oral funcionou como DOR para aquisição do repertorio de ouvinte para os conjuntos treinados para esta criança. O estudo limita-se aos dados preliminares apresentados, sugere-se a replicação para validade externa e um delineamento de linha de base múltipla entre conjuntos para validade interna e maior controle experimental.

Palavras Chave

Respostas de Observação; Repertório de Ouvinte; Imitação

Minicurrículo do proponente

Isabela Martins Siqueira
Graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Goiás (2016), Especialização em Clinica Analítico Comportamental pelo Instituto Goiano de Analise do Comportamento (2018) Mestranda em Analise do Comportamento Aplicada pelo Paradigma Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento (em curso). Trabalhou como Acompanhante Terapêutica com crianças com desenvolvimento típico em escola entre os anos de 2013-2015 Atualmente trabalha no Núcleo de Incentivo Comportamental (NIC) como Acompanhante Terapêutica em atendimentos residenciais e na clinica.

População envolvida

Crianças no Transtorno do Espectro Autista

Perfil do público alvo

Estudantes e Profissionais

Área

Transtorno do Espectro do Autismo

Instituições

Nucleo de Incentivo Comportamental - NIC - São Paulo - Brasil

Autores

Luana Zeolla Inhauser, Isabela Martins Siqueira, Nayara Prata Gonçalves, Ingrid Fucitalo Santana