XXIX Encontro Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental 2020

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

A ARTE COMO MECANISMO PARA AUTOCONHECIMENTO E EXPRESSAO DE REPERTORIO COMPORTAMENTAL EM CUIDADORES DE CRIANÇAS COM TRANSTORNOS PSICOPATOLOGICOS ATENDIDAS EM UM CAPS NO SUL DO BRASIL: RELATO DE EXPERIENCIA

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo o relato da experiência através de oficina de arte com cuidadores de crianças atendidas em um Centro de Atenção Psicossocial Infanto- Juvenil (CAPSi) no Sul do Brasil. O trabalho ocorreu através de uma oficina artística visando o autoconhecimento e livre expressão de repertório comportamental dos cuidadores. Este trabalho se faz necessário haja vista que familiares e pessoas próximas de pacientes psiquiátricos também possuem seus sofrimentos e angústias. A oficina aconteceu em um CAPSi, em um encontro com duração de três horas. Participaram nove mulheres adultas que acompanham seus filhos que faziam tratamento psicossocial na instituição. A oficina foi dividida em três momentos: Sensibilização inicial, em que o terapeuta solicitou uma apresentação de todos, bem como uma breve explicação da oficina; Em seguida ofereceu recursos de desenho e pintura para que as cuidadoras pudessem expressar graficamente suas angústias livremente; Fechamento, em que todos tiveram um espaço para expressar verbalmente o que sentiram e realizaram. Como resultados dos relatos das cuidadoras evidenciou-se bem estar, concentração, saída da rotina, descarregar aquilo que sente, distração, ir além do que estão acostumadas, aprendizado, pensar nos desafios diários com o filho, força de vontade, “tudo que se quer pode-se conseguir”, sentar e ter um tempo para si mesma, deixar os problemas de lado por alguns instantes, calma, tranquilidade, etc. Como variáveis independentes desta pesquisa podemos citar a arte, que terá como variável independente o autoconhecimento. O fato dos cuidadores buscarem um espaço de livre expressão (variável independente) poderá permitir melhor qualidade de vida e responsividade parental junto aos filhos que fazem atendimento no CAPSi (variável dependente). Considera-se, portanto, que o recurso artístico pode auxiliar cuidadores de crianças atendidas em CAPSi no autoconhecimento e expressão de repertório comportamental.

Palavras Chave

CAPSi; Comportamento; Autoconhecimento; Expressividade.

Minicurrículo do proponente

Possui graduação em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade de Tecnologia Camões (2008). Graduado em Psicologia pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (2013). Mestre em Medicina Interna e Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Paraná (2015-2017). Possui título de Especialista em Psicologia da Saúde, concedido pelo Conselho Federal de Psicologia em 2018. Psicólogo clínico autônomo em consultório particular no Centro de Curitiba, Paraná. Possui experiência em Psicologia Clínica, Pesquisa em Psicologia Hospitalar e docência no ensino superior e pós graduação. Número de CRP/08: 20229.

População envolvida

adulto

Perfil do público alvo

intermediário

Área

Saúde

Autores

Diego da Silva