XXIX Encontro Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental 2020

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

O ECOAR NO ENSINO DE SELEÇÃO E TATO ESTRUTURADO EM MEI PARA UMA CRIANÇA PEQUENA

Resumo

Crianças típicas tendem a apresentar responder ecoico em tarefas de seleção e ensino de tato. Ecoar é considerado um operante requisito para aquisição de outros operantes. Em tarefas de ensino de operantes verbais, para crianças, estruturadas em Instrução com Múltiplos Exemplares verifica-se a ocorrência do responder ecoico. Os resultados ensejam a questão sobre o desempenho de crianças que não apresentam responder ecoico. O objetivo do estudo foi de realizar uma análise funcional do procedimento de ensino dos repertórios de ouvinte e falante e do desempenho de ecoar de uma criança. Participou um menino de 27 meses de idade, com risco para o desenvolvimento de linguagem pelo o Teste de Triagem Denver II e Inventário Portage. Três conjuntos, com três estímulos cada, foram organizados: animais (1); frutas (2) e brinquedos (3). O procedimento constou de cinco medidas de Linha de Base com os três conjuntos; tentativas de ensino de ouvinte (AVMTS) e da emissão de tato estruturados em MEI para o conjunto 2. Respostas corretas no ensino receberam reforçamento contínuo. Respostas incorretas foram corrigidas. Sondas não tinham consequência diferencial programada. Na LB, a criança acertou 12 de 45 tentativas nas tarefas de seleção e vocalizou em 40 tentativas sem correspondência com os estímulos auditivos. No ensino de seleção, respondeu sob o controle da posição dos estímulos em todas as tentativas. No ensino de tato, vocalizou em 66,6% tentativas, mas sem correspondência com os estímulos. A participação encerrou-se após um bloco de ensino estruturado em MEI para o conjunto 2. A análise funcional da relação entre cada tarefa de ensino, sonda e desempenho apresentado pela criança indicou a ausência do responder ecoico. O resultado sugere a necessidade de verificar empiricamente o papel do ecoico na aquisição de outros operantes verbais e de investigar a relação entre o responder ecoico e a nomeação, dado o controle da discriminação auditiva na aquisição do repertório verbal.

Palavras chave

Ecoico. Seleção. Tato. Instrução com Múltiplos Exemplares. Criança pequena.

Minicurrículo do proponente

Doutoranda e Mestra em Educação Especial pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos (PPGEES/UFSCar). Licencianda em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Membro do Laboratório de Interação Social, na Universidade Federal de São Carlos, coordenado pela Prof. Dra. Maria Stella C. A. Gil (LIS/UFSCar). Desenvolve pesquisas na área de comportamento verbal, especificamente estuda os comportamentos novos complexos em bebês e crianças típicas e crianças com risco para o desenvolvimento até 6 anos de idade.

Perfil do público alvo

Estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais que tenham interesse no ensino de operantes verbais para crianças pequenas.

População envolvida

Um menino de 27 meses com risco para o desenvolvimento na área de linguagem.

Área

Processos Comportamentais Básicos

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS - São Paulo - Brasil

Autores

GIULIA GOMES, GABRIELA ANICETO, MARIA STELLA COUTINHO ALCANTARA GIL