XXIX Encontro Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental 2020

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

UM OLHAR ANALITICO-COMPORTAMENTAL DOS COMPORTAMENTOS ALIMENTARES GOVERNADOS POR REGRAS

Resumo

Na análise do comportamento, o comportamento alimentar (CA) é determinado pela história evolutiva da espécie, cultura em que o indivíduo está inserido e seu histórico de contingências. Portanto, o CA pode ser emitido não só frente à antecedentes de abstinência, como também pelo efeito reforçador do sabor do alimento, pareamento com emoções positivas e contracontrole sobre emoções aversivas. Para isso, observa-se o uso de regras, antes usadas como estímulos discriminativos, para o controle da alimentação. Sabendo da importância desse comportamento sobre a saúde geral, o presente trabalho tem como objetivo apresentar uma perspectiva analítico comportamental sobre as relações funcionais dos CA, dando ênfase ao estudo das autorregras. O método utilizado para este trabalho foi a busca de publicações relacionadas a partir dos termos “terapia comportamental”, “comportamento alimentar” e “transtornos alimentares” nas plataformas Pepsic, Portal de Periódicos Capes e Google Acadêmico. Encontraram-se três artigos que discorrem sobre a relação entre autorregras e comportamento alimentar. As regras são importantes para a compreensão das relações funcionais dos comportamentos. Denominam-se autorregras quando já foram emitidas por outro falante e passam a ser verbalizadas pelo próprio indivíduo, sem necessitar do outro. Em relação ao CA, elas estão presentes na literatura como uma possibilidade de intervenção que visa a reeducação alimentar, o que por fim modifica as contingências ambientais. As autorregras também podem servir para manter comportamentos punitivos, compensatórios e o consumo alterado dos alimentos, como em diagnósticos de Anorexia e Bulimia. A relevância do tema e a carência de estudos, torna importante os esforços para uma produção prática e teórica sobre o CA, uma vez que a apropriação desse tema implica sobre melhores práticas clínicas.

Palavras Chave

comportamento alimentar, behaviorismo radical, análise do comportamento, autorregras.

Minicurrículo do proponente

Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de Pelotas, mestrando em Epidemiologia pela mesma universidade. Atualmente é colaborador do Laboratório de Ciências do Comportamento da Universidade Federal de Pelotas.

População envolvida

Não se aplica

Perfil do público alvo

Estudantes e profissionais de Psicologia e áreas afins

Área

Análises conceituais, históricas e filosóficas

Instituições

Universidade Federal de Pelotas - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Lucas Gonçalves de-Oliveira, Isadora Langlois Massaro Osório, Leiliane Botelho Martins, Cid Pinheiro Farias, Erica Pereira Martins Pagani, Jandilson Avelino Silva