XXIX Encontro Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental 2020

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

ANALISES FUNCIONAIS ENVOLVENDO TRANSTORNOS PSIQUIATRICOS NAS OBRAS SOBRE COMPORTAMENTO E COGNIÇAO E NA SERIE COMPORTAMENTO EM FOCO: QUANTO TEM SIDO PUBLICADO?

Resumo

O objetivo do trabalho é avaliar a frequência de estudos de caso envolvendo análise funcional do comportamento nas obras citadas com base em transtornos psiquiátricos. Esse trabalho é parte da monografia de conclusão de curso da segunda autora no Curso em Análise do Comportamento Aplicada e Terapia Comportamental USP. Foram consultados os sumários dos volumes 1 a 27 da coleção “ Sobre Comportamento e Cognição e volumes 1 a 9 da série Comportamento em Foco. Foram pesquisadas nos títulos das obras palavras chaves relacionadas aos transtornos depressivos, de ansiedade, de personalidade, relacionados ao uso de álcool e drogas, somáticos e dissociativos, obsessivo-compulsivo, bipolar e esquizofrenia. Foram lidos todos os volumes selecionados a partir das palavras chaves de interesse, e classificados em trabalho teórico, empírico, intervencionista, e outro. Foram descartados os estudos de intervenção que não apresentavam a análise funcional. Os transtornos com maior número de casos publicados nas fontes de informação foram os Depressivos e Ansiosos. Por outro lado, aqueles com menor número de publicações foram os de Personalidade, Dependência de substâncias psicoativas, Transtornos Somatoformes, afetivo bipolar e esquizofrenia. Os resultados podem sugerir quais transtornos têm sido mais estudados do ponto de vista analítico comportamental no Brasil. Uma limitação do estudo foi a seleção dos volumes feitas somente por um pesquisador, aumentando a chance de erros na identificação dos volumes. Uma recomendação é a ampliar as fontes de informação, incluindo outros meios nos quais os analistas do comportamento têm publicado.

Palavras chave

Análise funcional, transtornos psiquiátricos, Estudo de caso

Minicurrículo do proponente

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos. Mestrando do Programa de Pós Graduação em Psicologia dessa mesma Universidade. Especialista em Análise do Comportamento Aplicada e Terapia Comportamental pela USP.

Perfil do público alvo

Introdutório

População envolvida

Não se aplica

Área

Intervenção Clínica no Consultório

Instituições

USP - São Paulo - Brasil

Autores

HENRIQUE DO NASCIMENTO RICARDO, JEMIMA CURCI DA SILVA