XXIX Encontro Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental 2020

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

INTERAÇAO ENTRE RELAÇOES OPERANTES E RESPONDENTES NA ANALISE DA EMOÇAO

Resumo

A emoção é um fenômeno comportamental complexo que envolve inter-relações entre processos operantes e respondentes. Tal fenômeno envolve múltiplas funções de estímulos que alteram toda uma relação organismo-ambiente. Foi apresentado neste trabalho um modelo interpretativo do fenômeno emocional, no qual descreve como o mecanismo de seleção ontogenética opera sobre as respostas encobertas, e como se dão as interações entre processos operantes e respondentes. Estas podem explicar o fenômenos em um nível que não é preciso recorrer à complexidade do comportamento verbal. Objetivou-se então com esse estudo demonstrar a aplicabilidade clínica deste modelo. Para tanto, foi utilizado um caso clínico já descrito na literatura, sendo que os critérios de inclusão foram o caso ter sido descrito pela Análise do Comportamento e conter trechos sobre episódios emocionais. Estes trechos foram selecionado e analisados funcionalmente de acordo com o modelo para verificar se há relevância da sua aplicabilidade para a análise do caso. Como resultado, o modelo foi aplicado na análise da ansiedade caracterizada pela alteração de estados fisiológicos diante de um certo contexto em que se dá a emissão de respostas de fuga-esquiva, na diminuição da frequência de respostas mantidas por reforçamento positivo (supressão condicionada), e na ocorrência de estados fisiológicos característicos da ansiedade em um contexto cuja emissão de um operante se dá sob controle de reforçamento positivo. Discutiu-se que o modelo apresentado clarificou as inter-relações entre variáveis operantes e respondentes que muitas vezes estão implícitas na análise, contribuindo para análise de quais funções essas variáveis adquirem. Ao explicitar as inter-relações historicamente constituídas , o modelo também evidenciou as variás atuais. Por fim, o modelo demonstra os diferentes níveis de complexidade do fenômeno emocional, instrumentalizando o terapeuta a propor intervenções que visem as diferentes relações.

Palavras chave

Fenômeno emocional, Análise do Comportamento, Seleção por Consequência

Minicurrículo do proponente

Psicóloga formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie com qualificação em terapia analítico-comportamental pelo Paradigma - Centro de Ciências do Comportamento. Atuação em psicologia clínica e acompanhamento terapêutico.

Perfil do público alvo

Intermediário: Dirigido preferencialmente a profissionais, estudantes ou pesquisadores com domínio prévio dos conhecimentos básicos.

População envolvida

Não se aplica.

Área

Outros

Instituições

Paradigma – Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento - São Paulo - Brasil

Autores

FERNANDA HERMES DA FONSECA, BERNARDO DUTRA RODRIGUES