XXIX Encontro Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental 2020

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

UMA ANALISE COMPORTAMENTAL DA FAMILIA KIM EM PARASITA: UMA QUESTAO DE PRIVAÇAO?

Resumo

Produções cinematográficas se mostram importantes, dado que levantam e estimulam a discussão de inúmeros problemas da sociedade. O filme Parasita (2019), do diretor Bong Joon-Ho, apresenta temáticas como estratificação social, invisibilidade e marginalização das classes baixas no contexto sul coreano, sendo estas questões que podem ser observadas em algumas sociedades. A análise de filmes é uma eficiente ferramenta para mostrar de maneira prática as teorias comportamentais e generalizar aspectos teóricos para quem tem pouca afinidade com a área, além de permitir que essas reflexões e críticas sociais sejam discutidas à luz de um referencial teórico. O presente trabalho teve por objetivo fazer uma análise do filme Parasita, sob a égide da análise do comportamento. Para tanto, fez-se uma interpretação das possíveis relações comportamentais da família Kim (a família protagonista do filme). Foram examinados textos da análise do comportamento, sendo livros impressos e literaturas encontradas nas plataformas digitais como SciELO, Google Acadêmico, e Portal CAPES. A principal causa a ser apontada para os comportamentos que desenvolveu o drama da família Kim é a privação. Do início ao fim da trama é possível observar a privação de reforçadores primários, secundários e generalizados, como a ausência e o acesso a esses reforçadores modifica o comportamento da família e desenvolve a trama. É possível verificar os efeitos do reforço social, reforço negativo, punição e contracontrole como aspectos que moldam o comportamento dos protagonistas ao longo do filme, como quando uma "cadeia de recomendações" é formada quando o comportamento de mentir é reforçado, além da disparidade dos comportamentos entre as duas famílias retratadas no filme ao considerar que uma delas não vivia em privação de reforços primários e generalizados. De modo geral, a interpretação apresentada sugere o papel relevante de micro e macro contingências do filme.

Palavras Chave

análise do comportamento; filme; privação; parasita

Minicurrículo do proponente

Estudante de graduação em Psicologia na Universidade Federal do Pará. Bolsista de Iniciação Científica pela PROPESP- UFPA e participante do projeto Atendimento e Pesquisa Sobre Aprendizagem e Desenvolvimento- APRENDE - UFPA.

População envolvida

Público em geral

Perfil do público alvo

Geral

Área

Análises conceituais, históricas e filosóficas

Autores

Sabryna Lais Tavares de Lima, Ivy Cesar de Oliveira Nunes, Ana Caroline dos Santos Rocha, Beatriz Ramos Santiago, Larissa Megale de Aguiar