XXIX Encontro Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental 2020

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

CAPITAO FANTASTICO: UMA ANALISE COMPORTAMENTAL ACERCA DA CULTURA.

Resumo


O filme Capitão Fantástico conta a história de uma família que decidiu se desgarrar da Civilização Norte-americana vigente e de todos os valores e ideologias a ela relacionados, adotando um estilo de vida totalmente diferenciado da cultura ocidental. Neste estudo, a análise do comportamento será utilizada como ferramenta de investigação dos fenômenos humanos observados no filme. Assim, adotando-se uma perspectiva ontogenética e cultural, realizaram-se pesquisas online em plataformas virtuais como: Google Acadêmico, Pepsic e Scielo, utilizando alguns dos seguintes descritores: análise do comportamento e cultura, análise do comportamento e sociedade, metacontingências.O estudo foi dividido em 3 seções, a saber: a)"Caracterização da Comunidade Capitão Fantástico"; b)"A Comunidade e a Civilização Norte-Americana";c)"Comunidade Capitão Fantástico e Walden Two" .Entre os resultados encontrados destacam-se: as aproximações existentes entre antropologia e a análise do comportamento, o forte controle por regras que regia a dinâmica da comunidade e suas consequências, o forte controle coercitivo percebido na civilização norte-americana, a falta de competência social dos membros da comunidade com enfoque na relação das habilidades sociais com o comportamento social, o sentimento de desajustamento social,explicado a partir da relação existente entre comportamento social, cultura e metacontingências e expressivas similaridades entre o grupo e a Walden Two, explicadas a partir do conceito de metacontingências cerimoniais e tecnológicas. Diante disso, a partir do recorte de diferenciados contextos culturais, foi possível concluir sobre a importância do tema cultura para análise do comportamento e a relevância de sua operacionalização como subsídio social para a promoção plena da evolução cultural nas sociedades.

Palavras Chave

Análise do comportamento; filme; Capitão Fantástico; cultura

Minicurrículo do proponente

Discente do curso de psicologia pela UFPA. Atualmente é bolsista de iniciação científica (PIBIC) no Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento (NTPC) na área de análise do comportamento aplicada, atualmente faz parte do Programa de Clínica Aplicada e Pesquisa com crianças autistas (APRENDE). Fez estágio estágio não obrigatório com crianças autistas pela Link, clínica especializada. Foi voluntária na EEP ( Escola Experimental de primatas) realizando pesquisa básica e atendeu a domicílio por meio de estágio não obrigatório supervisionado uma criança com autismo.

População envolvida

População em geral

Perfil do público alvo

População em geral

Área

Cultura

Instituições

UFPA - Pará - Brasil

Autores

BEATRIZ RAMOS SANTIAGO, SABRYNA TAVARES DE LIMA, LARISSA MEGALE DE AGUIAR, ANA CAROLINE DOS SANTOS ROCHA, IVY CESAR DE OLIVEIRA NUNES