XXIX Encontro Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental 2020

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

PROMOÇAO DO VINCULO ENTRE CASAIS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: UMA INTERVENÇAO ONLINE BASEADA NA FAP.

Resumo

O isolamento social decorrente da pandemia da COVID-19 pode acarretar prejuízos aos relacionamentos, sobretudo para os casais que coabitam. Avaliou-se os efeitos de uma intervenção baseada no Modelo ACL (Consciência, Coragem e Amor) da Psicoterapia Analítica Funcional (FAP) para promover o vínculo e a intimidade de casais durante a pandemia. Participaram 25 casais que residiam juntos no estado do ES. Os casais foram distribuídos em dois grupos, o Grupo 1 (n=14 díades) participou primeiro de uma sessão com um protocolo baseado no Modelo ACL, e uma semana depois, de uma sessão com a exibição de um filme, seguida de discussão. Já o Grupo 2 (n=11 díades) participou do mesmo procedimento em ordem inversa para controle do efeito da ordem. Todas as sessões ocorreram de forma online e foram mediadas por psicólogas treinadas no modelo ACL. Os participantes responderam antes das reuniões, imediatamente depois e após uma semana (follow-up) a dois instrumentos de autorrelato: o Inclusion of Others in Self (IOS) que avalia a intimidade do casal; e o Couple Assessment of Relationship Elements (CARE) que avalia a qualidade do relacionamento entre o casal. Como mostrou-se ausência de efeito de ordem os dados dos dois grupos foram tratados em conjunto. Os participantes apresentaram escores semelhantes nos pré-testes antes das intervenções com o protocolo ACL e com o filme, e aumento estatisticamente significativo após essas duas condições. No follow-up, houve redução dos escores, mas a diferença desses dados com os do pós-teste não foi estatisticamente significativa. Não houve diferenças estatisticamente significativas na comparação dos dados das duas condições: protocolo ACL e filme. Conclui-se que essas duas condições produziram efeitos semelhantes. Discute-se as implicações destes resultados para a proposição de intervenções baseadas na FAP e no Modelo ACL, no período da pandemia.

Palavras chave

COVID-19, casais, Psicoterapia Analítica Funcional, vínculo.

Minicurrículo do proponente

Graduada em Psicologia pela UEL, Mestre e Doutora pela USP-SP, na área de concentração em Psicologia Experimental. Estágio de pós-doutorado realizado na UFSCar, junto ao programa de Psicologia. Professora da Universidade Estadual de Londrina e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Análise do Comportamento.

Perfil do público alvo

Intermediário

População envolvida

Casal.

Área

Intervenção Clínica Extra Consultório

Autores

FABIANA PINHEIRO RAMOS, CRISTIANE TEDESCO GANDRA, VERÔNICA BENDER HAYDU, ANA PAULA SILVA MORAES, ELIZEU BATISTA BORLOTI, JOSEUDA BORGES CASTRO LOPES, LETÍCIA GARCIA OLIVEIRA, SAVANA CARVALHO PIRES