XXIX Encontro Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental 2020

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇAO PRELIMINAR DE UMA PLATAFORMA DE ENSINO ONLINE CONSTRUIDA COM BASE NA PROGRAMAÇAO DE ENSINO

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar a efetividade de uma plataforma de educação científica online construída com base na Programação de Ensino. Segue princípios dessa área como: exigência de proficiência em cada etapa, postura ativa do aprendiz, respeito ao ritmo individual e uso de feedbacks imediatos. Para a avaliação da plataforma, foi disponibilizado um curso sobre observação do comportamento, que era constituído por um teste inicial, três unidades de ensino, um teste final e uma avaliação de satisfação. O tempo estimado para realização do curso era entre 6 e 10 horas. A plataforma foi divulgada para 40 professores e nas redes sociais. Se inscreveram 630 usuários, dos quais 277 (44%) completaram o curso. Destes, a idade média era de 25 anos (dp=7,9) e 65% eram universitários. A maior parte dos concluintes era da região sul (61%), seguido pelas regiões nordeste (17%) e sudeste (17%). A nota média no teste inicial foi 6,3 (dp=1,2). Na primeira tentativa do teste final, a média foi 7,8 (dp=1,2) e na última tentativa, que atendia ao critério de proficiência de 80% de acertos, a nota média foi 8,8 (dp=0,51). A quantidade média de tentativas para atingir o critério de proficiência foi 2,4 (dp=2,3). Quanto à percepção dos usuários, houve concordância em relação a terem aprendido os principais comportamentos-objetivo: conceituar observação (97,5%), comportamento (99,6%), e propriedades do comportamento (99,6%). Quanto à avaliação geral da experiência como usuário, 75% indicaram como muito boa, 23% como boa e 2% como regular. Quando pedido para comparar o método de ensino com as experiências no ensino convencional, 96% avaliaram o método utilizado na plataforma como mais positivo. Considerando o desempenho final em nível de proficiência, a alta taxa de usuários que concluíram as atividades e o elevado índice de satisfação, é possível afirmar que o ensino online, com base em Programação de Ensino, foi efetivo como condição para desenvolver aprendizagens.

Palavras Chave

Programação de Ensino. Ensino Online. Educação Científica.

Minicurrículo do proponente

Professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Ministra disciplinas relacionadas ao campo da Análise do Comportamento, Programação de Ensino e Psicologia Organizacional. Doutor e mestre em Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Administração pela FAE. Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná. Analista do Comportamento acreditado pela Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (054/2015). Temas de interesse: Educação científica. Formação de profissionais de nível superior. Programação de Ensino. Tecnologias de ensino. Análise de organizacional de instituições de ensino superior, ciência e tecnologia. Análise do Comportamento Aplicada. Análise Experimental do Comportamento.

População envolvida

Adultos.

Perfil do público alvo

Iniciante.

Área

Educação

Instituições

Universidade Federal de Santa Catarina - Santa Catarina - Brasil

Autores

Helder Lima Gusso, João Henrique Schuster, Pedro Henrique Pacheco Kannenberg, Aline Battisti Archer, Caio Medeiros Oliveira, Maria Laura Silveira dos Santos