XXIX Encontro Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental 2020

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

ATIVAÇAO EM CASA: RECURSOS COMPORTAMENTAIS PARA MINIMIZAÇAO DOS EFEITOS DO ISOLAMENTO SOCIAL

Resumo

Diante do cenário atual em que medidas como isolamento social foram recomendadas, o Laboratório de Análise do Comportamento da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) desenvolveu um projeto a fim de reunir um conjunto de dicas de atividades adaptadas ao contexto doméstico através do site “Ativação em Casa”. Nele foram distribuídas 384 atividades para diferentes grupos etários (infantil, adolescentes e adultos, e idosos), além de orientações para organização e para cuidadores de idosos com baixa escolaridade. As atividades foram distribuídas em domínios referentes à educação, lazer, atividade física, relacionamento, sexo, cuidado da casa, ajuda humanitária, amizade e espiritualidade, possibilitando variedade em comportamentos potencialmente engajadores. O trabalho foi baseado em princípios de Ativação Comportamental que descrevem que o engajamento em atividades potencialmente reforçadoras pode reduzir estados emocionais negativos, como tédio, ansiedade e depressão, mais prováveis na quarentena. Uma rotina prazerosa e criativa pode ajudar a minimizar os impactos negativos dessas medidas sanitárias necessárias no combate a COVID-19. Desde a criação do site há uma tendência ascendente de acessos contabilizando até a presente data um total de 912 visitantes únicos e 1434 acessos diferentes do mesmo visitante, indicando aumento do número de usuários e mais pesquisas das mesmas pessoas em outras áreas. O site tem um espaço virtual interativo no qual é possível falar sobre novas dicas, contar relatos, e compartilhar dificuldades. Através de princípios da Ativação Comportamental o site auxilia a população a engajar-se em atividades prazerosas ao reunir conteúdos úteis e facilmente aplicáveis, reduzindo assim o custo de resposta para empenhar-se em cumpri-los. Tem sido possível analisar através de dados diariamente monitorados que as interações com as atividades propostas estão sendo úteis para minimizar os impactos negativos decorrentes das medidas sanitárias.

Palavras chave

Ativação Comportamental, COVID-19, Quarentena, Isolamento Social, Saúde-mental

Minicurrículo do proponente

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Paulista (1999), mestrado em Psicobiologia pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Psicobiologia pela Universidade de São Paulo (2007). Atua como professora na Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG, Brasil, é lotada no Departamento de Psicologia, do Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais (IELACHS), sendo responsável pelas disciplinas: Análise do Comportamento, Análise Experimental do Comportamento, Técnicas Psicoterápicas III; Psicopatologia e Análise do Comportamento e Estágio em Vivência Clínica. Coordena o laboratório de Análise do Comportamento, tendo como área de pesquisa: Psicologia da Saúde, Análise Aplicada do Comportamento e Análise Experimental do Comportamento. Atua na pós graduação da Residência Multiprofissional em Saúde, desde 2015. Foi coordenadora substituta do curso de Psicologia da UFTM, coordenadora dos laboratórios do Instituto de Educação, Letras, Artes e Ciências Sociais e atualmente é Coordenadora Substituta do Departamento de Psicologia. Coordena o Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão do laboratório de Análise do Comportamento da UFTM.

Perfil do público alvo

Intermediário: Dirigido preferencialmente a profissionais, estudantes ou pesquisadores com domínio prévio dos conhecimentos básicos da área em questão. Devem abordar aspectos conceituais, metodológicos ou tecnológicos bem estabelecidos, apresentando domínio na área.

População envolvida

O projeto traz diferentes domínios de atividades para os grupos etários infantil, adolescentes e adultos, e idosos que se encontram no período de isolamento social.

Área

Saúde

Autores

JÚLIA LUCIULA SILVA, ELIMAR ADRIANA DE OLIVEIRA, EDUARDO SOUSA GOTTI, JOÃO GABRIEL FERREIRA ARGONDIZZI, NICOLLE ESSELIN LAZARINI FAZOLINO, MARIANA DIAS DOS SANTOS