XXIX Encontro Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental 2020

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

A PRAGMATICA E O AUTISMO: REVISAO DE LITERATURA

Resumo

Os indivíduos com TEA apresentam problemas em três grandes áreas em comum: interação social, comportamentos restritos e estereotipados e comunicação. A Pragmática estuda o uso da linguagem surgindo como oposição à ideia de que o sentido está exclusivamente no texto. Assim, o indivíduo possui a habilidade de interpretar o sentido das sentenças para que a comunicação se efetive. No caso dos indivíduos com TEA, na grande parte das vezes, não possuem esta habilidade sendo necessário aprender os conceitos pragmáticos para que estes sejam aplicado no cotidiano de comunicação. A presente pesquisa realizou um levantamento bibliográfico dos trabalhos pragmáticos que utilizam como participantes de suas pesquisas indivíduos diagnosticados com autismo. A revisão foi conduzida de acordo com protocolo PRISMA. As bases de dados consultadas foram SciELO, ERIC, PsyINFO, Web of Science, BVS, LILACS, PePSIC e Google Scholar, no período de 2000-2020. Foram usados os descritores “autismo” e “pragmática”. As buscas resultaram em 9 artigos, dos quais seis foram lidos em sua integra. É de comum acordo entre os autores que a Pragmática é relevante para a aquisição linguística e melhorando seu desempenho no uso da linguagem em seu cotidiano. Também foi possível osbservar que houve melhor aquisição pragmático quando utilizado recursos da Análise do Comportamento.

Palavras chave

Educação especial, autismo, pragmática

Minicurrículo do proponente

Fernanda Lazzarini é licenciada em Letras e aluna de doutorado do Programa de Pós Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos.
Yan Masetto é licenciado em Letras e aluno de doutorado do Programa de Pós Graduação em Linguística da Universidade Federal de São Carlos.

Perfil do público alvo

Introdutório

População envolvida

Desenvolvimento atípico

Área

Educação especial

Instituições

Universidade Federal de São Carlos - São Paulo - Brasil

Autores

FERNANDA SQUASSONI LAZZARINI, YAN MASETTO NICOLAI