XXIX Encontro Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental 2020

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Dados do Trabalho


Título

DESEMPENHO SOCIAL DE PROFESSORAS NA UTILIZAÇAO DA LITERATURA INFANTIL COM PRE-ESCOLARES

Resumo

A infância é um período crítico para a aprendizagem de habilidades sociais. Na Educação Infantil, é importante que o professor tenha acesso a recursos eficazes, além de um repertório adequado de habilidades sociais educativas (HSE) para promoção do desenvolvimento interpessoal de seus alunos. Uma alternativa é o uso de livros de literatura infantil. O presente estudo teve como objetivo avaliar o desempenho de professoras da Educação Infantil em HSE para contar histórias, verificando o impacto da adoção de fichas de orientação para uso de livros de literatura infantil visando promover habilidades sociais nos alunos. Buscou-se, ainda, avaliar os efeitos de: participar de programa de HSE; disponibilizar o livro imediatamente ou com antecedência ao momento de uso; repetição ou mudança de livro. As professoras avaliaram o uso da literatura infantil para promoção de habilidades e valores de convivência e a viabilidade do uso da ficha. Participaram duas professoras de Educação Infantil, que foram expostas a diferentes condições de contação de histórias. As participantes tiveram seus repertórios de HSE avaliados por juízas a partir de um protocolo de análise de filmagens. As avaliações das professoras sobre o uso de livros e da ficha foram registradas em questionários. Os dados indicaram que houve variação no desempenho das professoras nas diferentes condições de contação de história. Houve maior frequência e variabilidade de HSE em momentos em que elas adotaram a ficha. Discute-se a relevância de disponibilizar recursos, programas e assessoria para professores para facilitar a adoção efetiva de diferentes estratégias de desenvolvimento socioemocional no contexto escolar.

Palavras chave

Habilidades Sociais; Habilidades Sociais Educativas; Literatura infantil; Professores; Educação Infantil.

Minicurrículo do proponente

Doutoranda em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade
Federal de São Carlos
Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade
Federal de São Carlos
Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário de Votuporanga- UNIFEV
Curso de Intervenção Comportamental com Pessoas com Desenvolvimento
Atípico, pelo Instituto de Terapia por Contingências de Reforçamento (ITCR) e
Grupo de Intervenção Comportamental GRADUAL.
Formação de Terapeutas Comportamentais- Terapia por Contingências de
Reforçamento, pelo Instituto de Terapia por Contingências de Reforçamento
(ITCR) e Centro Universitário de Votuporanga.

Perfil do público alvo

Estudantes e profissionais interessados pela área das habilidades sociais e sua interface com a educação.

População envolvida

Professoras de educação infantil

Área

Educação

Instituições

Universidade Federal de São Carlos - São Paulo - Brasil

Autores

JULIANA PINTO SANTOS, ZILDA APARECIDA PEREIRA DEL PRETTE, TALITA PEREIRA DIAS