XXIX Encontro Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental 2020

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

EFEITOS DE DIFERENTES PROBABILIDADES DE APRESENTAÇAO NAO CONTINGENTE DE EVENTO CULTURAL NA ADESAO A REGRAS AUTORITARIAS DE UM CONFEDERADO EM UM ARRANJO EXPERIMENTAL DE METACONTINGENCIA

Resumo

A relação entre o seguimento de regras em situações de apresentação não contingente de eventos culturais é desconhecida. Esse experimento analisou os efeitos de variações na probabilidade de apresentação de eventos culturais não contingentes na adesão a regras autoritárias de um confederado em um arranjo experimental de metacontingência. Participou do experimento um trio de participantes juntamente com um assistente de pesquisa treinado para atuar como confederado. A tarefa consistiu em apostar consensualmente em uma linha de uma matriz 8x8. A cada tentativa, após a escolha da linha a ser apostada pelo grupo, o experimentador anunciava uma coluna. Caso na intersecção entre a linha escolhida e a coluna anunciada houvesse um sinal positivo, o grupo receberia o dobro do montante de fichas apostado. Caso houvesse o sinal negativo, o grupo perderia o montante de fichas apostado. O objetivo anunciado para os participantes era ganhar o maior número de fichas possível. Durante o experimento, o confederado emitia regras contendo verbalizações impessoais, em primeira pessoa e que especificavam a linha a ser escolhida a cada tentativa. Foi analisado o seguimento dessas regras ao longo de um delineamento ABAB. Cada condição teve uma duração de 40 tentativas. Em A, foram apresentados 28 eventos culturais não contingentes, em tentativas pré-determinadas randomicamente. Em B, foram apresentados 12 eventos culturais não contingentes pré-determinados randomicamente. Os resultados indicaram seguimento das regras do confederado nas diferentes condições experimentais, indicando que o seguimento das regras não foi afetado pela probabilidade de ganhos não contingentes. Entretanto, faz-se necessário avaliar maior número de grupos, bem como sugere-se a análise dos efeitos de uma condição de suspensão da apresentação do evento cultural (extinção padrão), de modo a possibilitar a separação dos efeitos da regra dos efeitos da apresentação dos eventos culturais na adesão às regras pelo grupo.

Palavras chave

Metacontingências; Regras; Regras Autoritárias; Eventos não contingentes

Minicurrículo do proponente

Mestre em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela UFPA e doutora em Psicologia Experimental pela USP. Atualmente é professora efetiva do curso de graduação em psicologia da Universidade Federal do Ceará, campus Sobral, e do Mestrado Profissional em Psicologia e Políticas Públicas na mesma universidade. Realiza pesquisas e extensão com foco no estudo da cooperação e com ênfase em estudos experimentais e na área de educação.

Perfil do público alvo

Nível intermediário e avançado

População envolvida

estudantes de graduação

Área

Cultura

Instituições

Universidade Federal do Ceará - Ceará - Brasil

Autores

VINÍCIUS DA SILVA VIANA, NATÁLIA SANTOS MARQUES