XXIX Encontro Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental 2020

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

FORMAÇAO DE PROFESSORES UNIVERSITARIOS E SEUS DESAFIOS

Resumo

A Educação e sua finalidade, a aprendizagem, bem como o preparo do professor para exercer sua função são assuntos de especial importância para a sociedade, uma vez que, quando a Educação fracassa, a sociedade é colocada em risco. Professores em geral, incluindo os universitários, relatam insuficiência de preparo para lidar com questões metodológicas e problemas práticos no seu cotidiano. O presente texto tem por objetivo discorrer acerca da formação de professores universitários e seus desafios, tais como o lócus de desenvolvimento de suas competências e as competências necessárias ao seu exercício profissional. O texto é um ensaio apoiado em revisão assistemática de literatura. Apresentam-se definições analítico-comportamentais dos conceitos de educação, ensino e aprendizagem, em seguida apresentam-se informações sobre o lócus de formação dos professores universitários e elementos provenientes da literatura sobre habilidades, competências e funções do professor em geral e do universitário em particular. A literatura da área consultada concorda que pelo menos dois conjuntos de comportamentos devem ser ensinados ao professor universitário: 1. o gerenciamento de condições de ensino, com conhecimento especializado e atualizado sobre o seu papel, sobre o conteúdo que ensina, sobre ciência e tecnologia do comportamento e 2. os comportamentos de relacionar-se profissionalmente (habilidades sociais), seja com alunos, seja com colegas de trabalho. Conclui-se pela importância de que o docente seja ensinado a ensinar, e que não aprenda por conta própria a partir da experiência isolada ou via modelos pessoais.

Palavras chave

Análise do Comportamento; Formação de Professores; Professores Universitários.

Minicurrículo do proponente

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, Especialista em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário FAG (2018), Especialista em Gestão de Pessoas pela Faculdade Sul Brasil (2016), Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2014). Integrante do Grupo de Pesquisa em Psicologia e Educação (GPSIE), coordenado pela Profa. Dra. Maria Ester Rodrigues.

Perfil do público alvo

Dirigido preferencialmente a estudantes de graduação ou profissionais recém-formados.

População envolvida

Não se aplica.

Área

Educação

Autores

ELISANDRA CRISTINA DAL BOSCO, MARIA ESTER RODRIGUES, FRANCIELLI PEREIRA GOZZI FREIBERGER, FABIANE FAUTH , KALINE SKOTKI