XXIX Encontro Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental 2020

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

CARACTERIZAÇAO DO PERFIL ATENDIDO POR UM PROJETO DE EXTENSAO EM PSICOTERAPIA ANALITICO-COMPORTAMENTAL

Resumo

Esse estudo objetiva caracterizar o perfil atendido pelo projeto de extensão “Atendimento psicoterápico à comunidade” durante a vigência de 2019, ofertado curso de Psicologia da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). O projeto está em seu quarto ano de vigência e objetiva ofertar atendimento psicoterápico analítico-comportamental para a comunidade externa. Os atendimentos ocorreram semanalmente, com duração de 50 minutos, no Centro de Práticas Psicológicas/UFR. As supervisões dos atendimentos também são realizadas uma vez por semana. O grupo de trabalho foi composto por uma professora-coordenadora e onze extensionistas, dentre qual há uma bolsista e dez voluntários. O método de investigação empregado foi o levantamento retrospectivo e quantitativo. A amostra foi composta pela análise de 46 prontuários de clientes atendidos durante o ano de 2019. Como resultados,
constatou-se a realização de 530 sessões, com média de 11 sessões para cada cliente atendido. Quanto a caracterização da clientela atendida, o perfil predominante consistiu em: mulher, idade adulta, sem acompanhamento psiquiátrico, encaminhada por demanda livre. A desistência foi constatada 41,3% dos casos atendidos. Por sua vez, a alta terapêutica foi conferida em 40.74% dos casos, com encaminhamento para outros profissionais de saúde em cerca de 18,52% dos casos. Os extensionistas desenvolveram classes de comportamentos referentes a atuação clínica analítico-comportamental, assim como habilidade de discussões práticas, éticas e teóricas acerca dos casos atendidos. A quantidade rebaixada de atendimentos pode ser relacionada a dificuldade de contato com os pacientes, desistências de atendimentos e paralisações da Universidade. Ademais, os dados encontrados estiveram em consonância com a literatura da área.

Palavras Chave

Extensão, Análise do Comportamento, Psicoterapia.

Minicurrículo do proponente

Psicóloga pela Universidade Federal de Mato Grosso, câmpus Rondonópolis. Atualmente, é mestranda do Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGPsi-UFMT), pesquisando a construção da Escala de Triagem para Identificação de Sinais de Autismo - Versão Para Professores (TEA-PROF). Suas áreas de interesse são: Neuropsicologia, Clínica Analítico-Comportamental, Avaliação Neuropsicológica, Transtorno do Espectro Autista (TEA).

População envolvida

Humanos

Perfil do público alvo

Introdutório

Área

Intervenção Clínica no Consultório

Instituições

Universidade Federal de Rondonónopolis - Mato Grosso - Brasil

Autores

Bárbara David Rech, Shelda Bruhna Rocha Mota, Juliana Cristina Donadone